Conheça mais sobre A DIGITALIZAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DAS EMPRESAS
Cada 10% de investimento em digitalização nas empresas correspondem a um crescimento de 0,75% no PIB e aumento de 1% na taxa de emprego. Os dados são de um estudo realizado pela consultoria Booz & Company para World Economic Forum’s Global de 2013 e mostram a dimensão das oportunidades criadas pela convergência entre o mundo real e o virtual em praticamente todas as áreas da sociedade. Também deixam claro que o objetivo da digitalização não é eliminar as pessoas nas linhas de produção, mas liberá-las de trabalhos repetitivos e mecânicos, para que possam se concentrar na coordenação de projetos criativos e inovadores.
A era da colaboração entre humanos e computadores
Indústrias altamente automatizadas – equipadas com sensores, chips, simuladores virtuais e outras tecnologias digitais capazes de analisar, processar e compartilhar milhares de informações por segundo – tornam a produção mais eficiente e menos suscetível a erros. A Academia Nacional Alemã de Ciências e Engenharia (Acatech, na sigla em inglês) estima que a automação dos processos industriais irá resultar em um aumento de 30% na produtividade nos próximos anos.
Um exemplo dessa otimização já pode ser observado na Siemens Electronics Manufacturing Plant, em Amberg, na Alemanha, considerada um dos modelos mais representativos da chamada indústria 4.0. Ali, apenas os trabalhos de configuração, reparação e manutenção são feitos manualmente. O sofisticado sistema de automação de seus processos é responsável pela fabricação de 12 milhões de unidades de componentes industriais por dia e pela redução drástica dos erros nessa cadeia de produção. A digitalização da maioria das etapas de trabalho possibilita uma média de apenas 12 defeitos por minuto (a taxa de falha humana é de 500 por minuto). E também já mostrou reflexos no potencial de inovação proporcionado pelos profissionais. As sugestões dadas pelos funcionários são responsáveis por 40% dos aumentos anuais de produtividade na empresa. O restante é resultado de investimentos em infraestrutura, como a aquisição de novas linhas de montagem e melhoria de equipamentos de logística.
Ganhos para a indústria e para a população
Ao mesmo tempo em que torna mais eficiente o trabalho nas indústrias, essa nova revolução tecnológica também tem impactos positivos em outros setores da economia e na vida da população em geral. A digitalização impulsionou em US$ 193 bilhões a produção econômica mundial nos últimos dois anos, criando 6 milhões de postos de trabalho durante esse período. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Prognos, encomendado pela Bitkom, associação de alta tecnologia que representa mais de 2.200 empresas da economia digital na Alemanha. De acordo com a análise, se os mercados emergentes dobrarem sua pontuação no índice de digitalização nos próximos dez anos, haverá US$ 4,4 trilhões de ganho global no PIB nominal. O que ajudaria a criar 64 milhões de novos postos de trabalho para grupos social e economicamente marginalizados, permitindo que 580 milhões de pessoas saíssem da linha de pobreza.
Fonte: Estadao.com.br